Vem, Espírito Santo!

Vem, Espírito Santo, renova a face da terra! Vem com os teus dons! Vem, Espírito de Vida, Espírito de Verdade, Espírito de Comunhão e de Amor! A Igreja e o mundo têm necessidade de Ti. Vem, Espírito Santo. Dá-nos a alegria da fé e o fogo do amor divino. Renova o nosso gosto pela oração e pela frequência dos sacramentos. Atrai-nos ao encontro contigo na oração. Dá-nos o desejo da santidade de vida. Comunica-nos os sentimentos do Teu coração para que amemos a humanidade como Tu a amas e nos ponhamos ao Teu serviço para colaborar conTigo na transformação do mundo. Dá-nos a graça do ardor apostólico. Dá nova força e impulso missionário a esta comunidade paroquial. Gera em nós uma comunhão no amor que seja sinal de que vives no meio de nós. Torna-nos mensageiros corajosos do Evangelho, testemunhas de Jesus Cristo Ressuscitado, Redentor e Salvador do homem. Vem sobre esta cidade de Coimbra, e seus habitantes, e dá-lhe a sede de conhecerem e beberem a Água Viva. Vem sobre cada pessoa do território da paróquia que já não Te conhece e abre os seus corações à sede de Ti e ao desejo de Te conhecerem.
Dá-nos a força da caridade apostólica e o verdadeiro amor pelos pobres. Esperamos tudo de Ti, Divino Espírito, pois sem a Tua força em nós, nada faremos bem e segundo Deus.
Maria, primeira discípula de Cristo, esposa do Espírito Santo e Mãe da Igreja, tu que estavas com os apóstolos no primeiro Pentecostes, pede connosco, e para nós, esse Divino Espírito que nos transforma, e ajuda-nos a sermos dóceis à sua voz como tu foste. Amen.