Auscultação da Comunidade para o Conselho Pastoral

No fim de semana 2 e 3 de Junho seremos chamados a pronunciar-nos sobre os delegados ao Conselho Pastoral da nossa zona de residência.

CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL
S. JOSÉ – COIMBRA [2018 – 2021]

Concluindo-se no presente ano o triénio e mandato atuais, damos início à renovação do Conselho Paroquial, tarefa para a qual todos somos chamados a participar: indicando o nome de uma a três pessoas residentes na zona (agregadas em 4 grandes áreas) onde vivemos ou que melhor conhecemos, e que consideramos mais aptas para tomar parte no novo Conselho Pastoral.

Ser comunidade:
Þ Viver em comunhão a Fé recebida no Baptismo
Þ Participar e sentir-se co-responsável
Precisamos de ser Comunidade viva, acolhedora, solidária e evangelizadora.
O Conselho Pastoral Paroquial - constituído por representantes dos movimentos e grupos, delegados de zona e leigos convidados pelo Pároco – tem por tarefa essencial procurar realizar a unidade e assumir a responsabilidade da missão evangelizadora e missionária da Igreja no âmbito do território da paróquia.
Compete-lhe, assim, em comunhão com a Igreja Diocesana e como parte integrante do arciprestado:
. Refletir e aprovar o Plano Pastoral da Paróquia com os seus objetivos
. Dinamizar as atividades paroquiais inscritas no Plano
. Promover a articulação entre todos os serviços e grupos para fomentar a unidade e participação de todos.

Aos delegados de Zona compete-lhes em particular serem interlocutores privilegiados e porta-vozes da realidade social e cultural, anseios e carências dos respetivos territórios e ser sinal de proximidade da comunidade cristã.

Áreas e zonas a considerar:
Combatentes/Brasil (3 representantes): Zonas dos Combatentes, Brasil, Quinta D. João, Marnoco e Sousa, Miguel Torga (poente), Bairro de S. José, Ladeiras do Seminário e Alpenduradas, Teodoro e Humberto Delgado poente (até à Praça Heróis do Ultramar).
Solum (3 representantes): Zonas da Solum (até à Linha e à Av. Fernando Namora), Miguel Torga (nascente), Casal da Eira, Humberto Delgado nascente (até à Praça Heróis do Ultramar).
Norton de Matos/Arregaça (3 representantes): Zonas do Bairro Norton de Matos, Carlos Seixas, Arregaça, Verde Pinho, Paulo Quintela (Vale das Flores).
Chão do Bispo/Malheiros/Casa Branca (3 representantes):
Zonas do Chão do Bispo, Malheiros, Tamonte, Casa Branca, Av. Fernando Namora e Porteladinha/Lad. Portela da Cobiça.